quarta-feira, 14 de julho de 2010

A emocionante despedida de Paulo Moura

Olá, amigos

Essa semana, o incomparável Paulo Moura nos deixou. Mas dois dias antes, os seus grandes amigos músicos maravilhosos como ele fizeram uma singela e emocionante despedida na varanda da clínica onde ele se encontrava internado.

Mesmo sem forças, ele fez questão de se juntar aos músicos e tocar pela última vez a música "Doce de Coco" de Jacob do Bandolim, acompanhado ao piano por Wagner Tiso.

Uma bela despedida. É difícil não se emocionar. Viva Paulo Moura e vivam para sempre os grandes músicos da música brasileira.

Despedida from Eduardo Escorel on Vimeo.

23 comentários:

  1. Profundamente emocionante! Divino, totalmente divino! Mais do que isso: eterno, como sua música.

    ResponderExcluir
  2. Momentos memorável que deixa marcado para sempre a lembrança desse extraordinário músico que alegrou a todos que tiveram o privilégio de assistir suas apeesentações. O encontro final na varanda ficará registrado como um presente a todos que participaram e agora aos que como eu poderão assistir e rever a emoção de todos os presentes...VIVA PAULO MOURA!!
    Pedro Werneck

    ResponderExcluir
  3. Surpresa total pra mim o falecimento do grande Paulo Moura!
    Justíssima homenagem, mas desconfio que ele não quereria ser visto num tape de "despedida" como solista, e sim como mais um participante de um sarau musical, ainda que com aqueles (esses) olhos injetados. Mas valeu pelo carinho, claro!

    ResponderExcluir
  4. Olá Denilson,

    Linda despedida. Já disse para todos que conheço que quero muito chorinho quando eu passar para o andar de cima..rs. Adorei seu blog. Este post está indo na íntegra para meu blog, para que mais e mais pessoas tenham oportunidade de ver este momento único e especial. Paulo Moura era, e será sempre, um grande músico e um grande homem. Parabéns pelo blog. Grande abraço.

    Nice Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Um grande músico, uma grande pessoa que faz parte da formação musical de muitos de nós. O carinho com a música brasileira o distingue entre tantos outros que não se omitiu em contribuir.
    Paulo Moura vivo eternamente.

    ResponderExcluir
  6. Denilson...
    recebi de uma amiga minha o link do seu blog...surpresa.
    Fiquei emocionadíssima.

    ResponderExcluir
  7. Embora,eu tb tenha ficado absolutamente surpresa e entristecida com a morte do grande Paulo Moura, acho que este vídeo é precioso pelo ineditismo e pelos momentos finais dele que mostram seu amor pela música. Fiz uma homenagem a ele no meu blog e convido todos a verem, www.osabordaamazonia.blogspot.com , inclusive sua mulher Alina.Abraços comovidos.

    ResponderExcluir
  8. Sarava!
    O Sonho passa para outra Realidade.
    O Paulo nos leva consigo
    Em meio de tantos carinhos,
    Que a Musica relatara ao Tempo
    Onde a partida jamais sera um adeus
    Abreijos
    Heitor de Pedra Azul

    ResponderExcluir
  9. Denilson,

    MUITO OBGDA por este post!

    Abs,

    Amanda Garruth

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso ouvir Paulo Moura mais um pouco...
    O céu está em festa...
    Gostaria mto de ter esse vídeo em meus arquivos,como posso fazer...
    Abraços
    MADÊ CORRÊA (diretora teatral, atriz e arte-educadora)
    e-mail: madecorrea@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sou medica paliativista (Clinica da Dor e Medicina Paliativa) e vibrei com a linda despedida de Paulo Moura. Vejam, na bomba infusora, aquela caixinha atras de Paulo, o dripping(gotejamento continuo) de medicacao para a dor e para alivio dos sintomas ao fim da vida...e como é possível levar a vida vivida com dignidade ate o ultimo instante! Parabens a equipe clinica que dele cuidou, e da qual tenho a honra de fazer parte, apesar de nao ter tido a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.
    Que a vida, a despedida e a morte deste musico incrivel, sirva de exemplo pra todos!
    Adriana Thomaz

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Irinéa, querida amiga. Sou teu fã.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a todos que postaram mensagens carinhosas aqui.

    Márcio, querido amigo, sublime é você e o seu amor pela música.

    Maria Helena, querida amiga, fico feliz que eu e você temos emoções tão parecidas.

    Pedro, eu também fiquei muito feliz de poder ter tido acesso a esse vídeo. Antes, eu apenas pude ver as fotos, mas ouvir e ver o Paulo tocando pela última vez é inesquecível.

    Eduardo, na minha opinião, percebi várias vezes que o Paulo parava um pouco de tocar para escutar os outros músicos. No fundo, penso que ele estava se sentindo mais participante do que nunca, apesar de debilitado. Foi isso que achei mais lindo.

    Nice, eu também quero muita música quando chegar a minha hora de passagem.

    Fernando, concordo em gênero, número e grau com o que você escreveu.

    Fátima, adorei seu blog. Adoro Belém. Estive lá há alguns anos e estou doido para voltar. Tenho grandes amigos lá.

    Amanda, valeu pelo carinho.

    Heitor, lindo poema. Parabéns.

    Madê, tenta entrar no site onde se encontra esse vídeo. De repente, tem como baixar. http://vimeo.com/13307593

    Adriana, muito interessante o seu trabalho. Como posso obter maiores informações? Me escreva, por favor (thenewson@gmail.com)

    abração a todos,
    Denilson Santos

    ResponderExcluir
  14. Linda homenagem!
    Pura emoção!
    Que ele esteja em lugar abençoado.
    Abraços
    Andresa

    ResponderExcluir
  15. Quanta beleza e dignidade! Abraços, Hebe

    ResponderExcluir
  16. Grande Paulo Moura! Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Depois de tudo que nos proporcionou, Paulo Moura, merecia esta despedida. Com certeza,uma festa está acontecendo lá no céu, embalada com maravilhosas músicas.
    Gratidão eterna.

    ResponderExcluir
  18. Que saudade ele vai deixar... Deve estar encantando os anjos com sua música!

    ResponderExcluir
  19. Um brasileiro de se orgulhar, um cidadão do mundo a brilhar, uma alma a se admirar e sentir muita saudade.

    ResponderExcluir
  20. me emocionei mesmo.
    que descanse em paz Paulo.

    ResponderExcluir
  21. A expressividade dos olhos do Paulo parecia indicar estarem registrando todo aquele momento sublime, como se pressentissem uma despedida daquilo que foi a sua razão de ser: a música. A MPB fica mais pobre com sua ausência, mas a história da MPB fica mais rica com os registros de sua passagem por este planeta. Parabéns pela brilhante idéia da homenagem a esse grande músico que se vai. Luiz Carlos Dantas, um apaixonado por música.

    ResponderExcluir
  22. Acho válido registrar uma passagem que ocorreu certa vez, são estas coisinhas que acontecem na vida da gente, que se não deixar escrito em algum canto, ela some e deixa de existir...
    Certa vez, no CCBB no Rio de Janeiro, estava esperando una amigos no saguão do edifício, quando me dei conta de um senhor muito alinhado, todo de branco, de chapéu branco inclusive. Um senhor alto e moreno, que, ao fitá-lo, abriu um sorriso tão branco como o terno de linho elegantemente alvo que atraía nosso olhar para seu dono. Me chamou a atenção aquele sorriso imediatamente retribuído, num gesto de contemplação daquela figura que atinava a uma aparição. Este senhor era o Paulo Moura. Fiquei alguns instantes a pensar naquela cena, e só fui me dar conta de que era quem era quando ele, junto com um funcionário do Centro Cultural se dirigiram ao Salão de Chá. Ainda partindo, ficamos ali numa situação contemplativa, eu por admirá-lo e conhecer sua música, e ele talvez por perceber ali um ser que já possuia uma relação com sua obra... ...foi assim, um momento curto na duração, mas intenso no significado. Pronto, está aí, que fique escrito pro tempo não levar pro esquecimento...
    Vai em paz, grande Mestre !!
    Simão Salomão

    ResponderExcluir

Os comentários somente serão publicados após análise do moderador do blog. Não serão aceitas mensagens com conteúdo ofensivo ou pornográfico.